Pesquisar este blog

quarta-feira, 9 de novembro de 2011

LANÇAMENTO DO LGA 2011

Realmente o fabricante está matando totalmente o mercado consumidor ao que se refere em lançamentos ! Os consumidores já estavam bastante desorientados e perdidos desde o pré anúncio do processador Sandy Bridge, e como se não fosse suficiente esta avalanche de lançamentos, correções e até mesmo vários recalls no meio deste Tsunami de novos processadores, mobos e demais hardwares, alguns fabricantes estão abusando demais da boa fé e do bolso do consumidor final: fazendo lançamentos atrás de lançamentos em menos de 3 meses. De um lado até que é interessante, porém, por outro é totalmente prejudicial, principalmente aos lojistas e comerciantes finais ao varejo.
Bom, falando especificamente sobre esta notícia, hoje confirmamos sobre o lançamento de novos processadores para o mercado entusiasta por parte da Intel, levou o fabricante a desenhar uma nova plataforma, com um novo chipset e socket. No último trimestre deste ano a Intel introduzirá oficialmente os processadores Sandy Brige E, desenhados em torno do socket LGA 2011. Os novos processadores apresentam um monstruoso controlador de memória quad-channel, e um controlador PCI-Express 2.0 com 32 lanes. Toda esta plataforma irá girar em torno do chipset X79, detalhado hoje no calendário de lançamentos da Intel.



De acordo com o slide apresentando,  o X79 tem lançamento marcado para o quarto trimestre de 2011  , e funcionará somente com os CPUs LGA2011, permitindo dois slots PCI-Express x16 @ x16 ou quatro slots PCI-Express x16 @ x8. O chipset apresenta um sistema integrado Gigabit Ethernet MAC e um codec de áudio,  suportando até 14 portas USB 2.0, estando de fora o suporte nativo para USB 3.0. Em adição o X79 poderá fornecer até 14 portas SATA,  dez dos quais SATA 6.0 Gb/s. SAS (Serial Attached SCSI) e configurações RAID 0, 1, 5 e 10 também são suportadas.
As primeiras motherboard X79 deverão aparecer durante o inicio do quarto trimestre de 2011.

Os processadores "X" pertencerão a linha Extreme Edition (com BCLK e multiplicador do BCLK desbloqueados), "K" definirão os processadores "Unlocked" (multiplicador do BCLK desbloqueado).

O Core i7-3960X terá seis núcleos reais com HTT (12 Threads), com velocidade nominal de 3.30 GHz, com Turbo Boost chegando à 3,90 GHz. Vai ter 15 Mb de cache L3. Ã esperado que esse
chip tenha um preço de 4 dígitos.

O próximo processador detalhado é o Core i7-3930K, com 6 núcleos reais (12 Threads), clock nominal de 3,20 GHz, Turbo Boost pode leva-lo até 3,80 GHz, com 12 Mb de cache L3 em comparação aos 15 Mb do Extreme Edition. Este chip terá o multiplicador do BCLK desbloqueado, tornando possível fazer overclock.

O por enquanto mais acessível dos LGA2011 será o Core i7-3820, com 4 núcleos reais (8 Threads), velocidade de clock nominal de 3,60 GHz, Turbo Boost até 3,90 GHz, e apensa 10 Mb de cache L3. Ao contrario dos outros dois, este tem o multiplicador do BCLK bloqueado.

Os três modelos possuem controlador de
memória DDR3 com Quad-Channel, mas é provável que os modelos low-end possam ter limites inferiores de multiplicador de DRAM. Todos os três chips terão características em comum, incluindo um complexo esquema PCI-EX 3.0, que levara duas linhas X16 para placas gráficas.


VEJAM A PLACA MAE BASEADA NO CHIPSET X79












Nenhum comentário:

Postar um comentário